ROMA LOCUTA CAUSA FINITA EST.

"Viver a Semana Santa é entrar sempre mais na lógica de Deus: a lógica do amor e do dom de si mesmo."

quinta-feira, 10 de julho de 2008

IMAGENS


Que a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja contigo!
Que a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja contigo!
Que a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja contigo!

Pedimos a Deus que nos envie o Espírito Santo para que possamos abrir os olhos e enxergar e guardar em nosso coração e alma A VERDADE!
Amém!

Agora vamos à Bíblia...
Algumas pessoas ficam confusas quando ouvem que cometemos idolatria ao venerarmos as imagens dos santos.
Se baseiam nesta passagem:
4.Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. 5.Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniqüidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeiam, 6.mas uso de misericórdia até a milésima geração com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. 7.“Não pronunciarás o nome de Javé, teu Deus, em prova de falsidade, porque o Senhor não deixa impune aquele que pronuncia o seu nome em favor do erro.
Êxodo (20,4-7)
Continue a leitura e se vc virar algumas páginas, também está escrito (Êxodo 25,18-22)
18.Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro, 19.fixando-os de modo a formar uma só peça com as extremidades da tampa. 20.Terão esses querubins suas asas estendidas para o alto, e protegerão com elas a tampa, sobre a qual terão a face inclinada. 21.Colocarás a tampa sobre a arca e porás dentro da arca o testemunho que eu te der. 22.Ali virei ter contigo, e é de cima da tampa, do meio dos querubins que estão sobre a arca da aliança, que te darei todas as minhas ordens para os israelitas.”
Aqui encontramos o próprio Javé ordenando que se construam dois querubins.
Também em Números 21, 1-9
1.O rei cananeu Arad , que habitava no Negeb, soube que Israel avançava pelo caminho de Atarim; atacou-o e levou alguns deles prisioneiros. 2.Então Israel fez ao Senhor este voto: se me entregardes nas mãos esse povo, votarei as suas cidades ao interdito. 3.O Senhor ouviu os rogos de Israel e entregou-lhe os cananeus, que foram votados ao interdito juntamente com as suas cidades. Deu-se a esse lugar o nome de Horma. 4.Partiram do monte Hor na direção do mar Vermelho, para contornar a terra de Edom. 5.Mas o povo perdeu a coragem no caminho, e começou a murmurar contra Deus e contra Moisés: “Por que, diziam eles, nos tirastes do Egito, para morrermos no deserto onde não há pão nem água? Estamos enfastiados deste miserável alimento.” 6.Então o Senhor enviou contra o povo serpentes ardentes, que morderam e mataram muitos. 7.O povo veio a Moisés e disse-lhe: “Pecamos, murmurando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós essas serpentes.” Moisés intercedeu pelo povo, 8.e o Senhor disse a Moisés: “Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo.” 9.Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida.
O próprio Deus pede que se construa uma serpente e que , inclusive, terá o poder de curar.
Veja a descrição do templo de Salomão:
Em (I Reis 6, 23-35 e 7, 29)
23.Fez no santuário dois querubins de pau de oliveira, que tinham dez côvados de altura. 24.Cada uma das asas dos querubins tinha cinco côvados, o que fazia dez côvados da extremidade de uma asa à extremidade da outra. 25.O segundo querubim tinha também dez côvados; os dois tinham a mesma forma e as mesmas dimensões. 26.Um e outro tinham dez côvados de altura. 27.Salomão -los no fundo do templo, no santuário. Tinham as asas estendidas, de sorte que uma asa do primeiro tocava uma das paredes e uma asa do segundo tocava a outra parede, enquanto as outras duas asas se encontravam no meio do santuário. 28.Revestiu também de ouro os querubins. 29.Mandou esculpir em relevo em todas as paredes da casa, ao redor, no santuário como no templo, querubins, palmas e flores abertas. 30.Cobriu de ouro o pavimento do edifício, tanto o do santuário como o do templo. 31.Pôs à porta do santuário vigas de pau de oliveira; o seu enquadramento com as ombreiras ocupava a quinta parte da parede. 32.Nos dois batentes de pau de oliveira mandou esculpir querubins, palmas e flores desabrochadas, e cobriu-as de ouro; cobriu de ouro tanto os querubins como as palmas. 33.Para a porta do templo fez vigas de pau de oliveira que ocupavam a quarta parte da parede, 34.bem como dois batentes de madeira de cipreste, sendo cada batente formado de duas folhas móveis. 35.Mandou esculpir nelas querubins, palmas e flores desabrochadas, e cobriu tudo de ouro, ajustado às esculturas.”
I Reis 7, 29
29.Nos painéis enquadrados de molduras, havia leões, bois e querubins, assim como nas travessas igualmente. Por cima e por baixo dos leões e dos bois pendiam grinaldas em forma de festões.
Naquela primeira passagem, O Senhor não disse pra fazer as que Ele mandasse, disse que era proibido!!! Não há nenhum outro lugar na Bíblia que Ele diga que somente as que Ele mandasse poderiam ser feitas.
Como ele proibido e encontramos estes trechos com imagens no templo de Salomão e outras que Ele próprio mandou construir???
Qual seria então a diferença ?
A diferença está no que as imagens representam, o bezerro de ouro foi construído como deus deles, parava ali. Ele era o deus. Como os gregos com a mitologia grega, leia Odisséia ou Ilíada que entenderá bem a diferença.
Os querubins , as figuras do templo de Salomão e mesmo a serpente ( que tem poder de curar) não são deuses mas são SETAS que indicam O DEUS VERDADEIRO.
Essa é a diferença!!!!
Quando olhamos a imagem de N Senhora e santos, imediatamente elas nos remetem a Jesus, à vida dele, aos ensinamentos dele.
Veja a vida de Maria....As únicas palavras que temos dela na Bíblia são palavras que nos levam a seu filho, ao milagre da encarnação!
Lc 1) ela se apresentando como serva do Senhor....ela louvando ao Senhor...ela indo servir Isabel( exemplo de humildade)... nas bodas de Caná...ela diz: “Fazei tudo o que Ele (Jesus) vos mandar!”
Maria é tão importante pra Jesus, que Ele antecipou o momento dos milagres( que o Pai estabeleceu) por causa de um pedido dela, da mãe: o primeiro milagre de Jesus aconteceu por interseção dela!
(João, 2)
1.Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galiléia, e achava-se ali a mãe de Jesus. 2.Também foram convidados Jesus e os seus discípulos. 3.Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho. 4.Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou. 5.Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser. 6.Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas. 7.Jesus ordena-lhes: Enchei as talhas de água. Eles encheram-nas até em cima. 8.Tirai agora , disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos serventes. E levaram. 9.Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo 10.e disse-lhe: É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora. 11.Este foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galiléia. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.
Os santos são para nós exemplos a serem seguidos...são setas que apontam que é possível ser humano e ter uma vida baseada na Fé! Guardamos e reverenciamos as atitudes deles porque a própria Bíblia nos manda fazer isso...Hebreus 6, 9-12
9.Embora vos falemos desse modo, caríssimos, temos a melhor idéia a vosso respeito e de vossa salvação. 10.Deus não é injusto e não esquecerá vossas obras e a caridade que mostrastes por amor de seu nome, vós que servistes e continuais a servir os santos. 11.Desejamos, apenas, que ponhais todo o empenho em guardar intata a vossa esperança até o fim, 12.e que, longe de vos tornardes negligentes, sejais imitadores daqueles que pela fé e paciência se tornam herdeiros das promessas.
Para imitá-los guardamos suas história, imagens ( quando temos-fotos) com todo o carinho e respeito.
As passagens depois da morte de Jesus(NA BIBLIA), desde aquela época os seguidores de Cristo eram chamados de santos entre eles...porque todos nós somos chamados a sermos santos “Sede Santos como Eu sou Santo!” ( Lev 11,44)
Somos é uma grande família que valorizamos nossos antepassados que tiveram uma vida na fé .
Ao entrar em uma Igreja ou em sua própria casa, não tenha medo de ajoelhar seja em frente uma imagem ou não.
Deus olha o nosso coração...Jesus mesmo disse que temos que ter um coração de criança.
Quando nos ajoelhamos na Igreja é por causa da Eucaristia, não como dizem por causa das imagens. Na missas ajoelhamos diante do Corpo e Sangue de Cristo!
Quando fazemos uma oração nos ajoelhamos como ato de HUMILDADE m nos reconhecermos pequenos diante do Senhor. Não importa se em nossa frente está a imagem da Mãe de Deus ou de alguém que teve uma vida de Fé! O que nos importa é que nos prostramos diante da ...como ato de humildade diante da casa e dos ensinamentos do Senhor...
Não cometemos idolatria, não nos prostramos diante de deuses, como os gregos( por exemplo) faziam.
Na oração devemos ser como crianças.
Uma criança entra na Igreja pra fazer uma oração e não vai ficar pensando se pode ou não ajoelhar diante da imagem. Ela entra e se entrega de coração.
Veja o próprio Abraão:
"Abraão, levantando os olhos, viu três varões em pé, junto a ele. Tanto que ele os viu, correu da porta da tenda a recebê-los e prostrando em terra os adorou (Gn. 18,2)
Nem por isso, Abraão é idólatra!
Prostrou-se por respeito e como ato de humildade e novamente:
“E ele mesmo (Jacob) adiantando-se, o adorou (a Esaú) sete vezes, prostrado por terra, até chegar o seu irmão" ( Gn. 33, 3)
Vamos fazer uma simples comparação que já dá pra perceber a diferença:
pense em Afrodite...imediatamente ela nos remete à beleza, sexo ou amor.
Católicos pensando em Maria... imediatamente nos lembramos do plano de Deus...de Jesus, da Fé que devemos ter!
Na Igreja não acreditamos que uma imagem fale, tenha poder ou qualquer coisa assim!
A menos que comece a ter algo sobrenatural, como agora em Campo Grande-MS, onde uma imagem de Maria está jorrando mel...mas para que se acredite são feitas várias análises científicas e pode demorar anos para alguma comprovação, algumas nem tem. Isso é raríssimo acontecer! Mas se acontecer não é mérito dela não, só se for alguma mensagem de Deus para nós.
Chega a ser engraçado que alguns pensem que achamos algum poder em imagem!
O que temos pela imagem é o mesmo respeito que teríamos pela foto de um ente querido.
A foto nós colocamos em uma moldura e a expomos em casa..é o mesmo que fazemos com a imagem.
Quando uma cai e quebra, vai na hora pro lixo...normal!
Olhamos a foto de pessoas queridas, às vezes até beijamos a foto quando estamos com saudades!!Muitos, quando ficam com raiva, rasgamo a foto...nem por isso comete-se idolatria.

É o mesmo caso das imagens!Temos o respeito pela vida daquela pessoa que procurou seguir e APONTAR o caminho Santo de Deus!

E por fim temos a Tradição herdada dos apóstolos. Que guardamos pela própria orientação da Bíblia:
II Timóteo 2, 1-2
“Tu, portanto, meu filho, procura progredir na graça de Jesus Cristo. O que de mim ouviste em presença de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis que, por sua vez, sejam capazes de instruir a outros.”
"Irmãos, ficai firmes e conservai as tradições que aprendestes, quer por palavra, quer por escrita nossa (2 Tess 2, 15).
"Em nome de Nosso Senhor, Jesus Cristo, mandamos que vos afasteis de todo irmão que se entrega à preguiça e não segue a tradição que de nós recebestes" (2 Tm 3,6).
Por essas e outras, que precisamos da Sagrada Tradição que a Igreja Católica Apostólica Romana guardou todos esses anos.
Temos muito cuidado ao lermos a bíblia, isso foi orientação do próprio Pedro. ( encontra-se essa explicação neste blog no título "por que ser católico")
Não podemos pegar alguns trechos isolados que são contestados em outros e condenarmos uma igreja de 2000 anos que veio desde Cristo..basta estudarmos História e veremos isso.
No curso História da Arte( claro que os professores passam simplesmente os fundamentos científicos)...veja o que se estuda a respeito das Catacumbas onde ficavam os primeiros cristão, inclusive, os apóstolos:
Veja estas figuras:
Nossa Senhora e o menino na catacumba de Comodila

Cripta dos papas na catacumba de São Calixto
Nossa Senhora e o menino e o profeta Balaam na catacumba de Priscila. esta é a imagem mais antiga da mãe de Jesus! Esta imagem está em estudo e pode ter sido feito pelo próprio apóstolo Lucas, segundo pesquisas.
O Bom Pastor na cripta de Lucina na catacumba de São Calixto
peixe eucarístico na catacumba de São Calixto – Roma


PRESTE BEM ATENÇÃO!!!!!!!!!
Se alguém pensar que os Católicos são idólatras, terá que pensar que os apóstolos também eram, que os primeiros cristãos também eram, que Salomão também era.
Para seguirmos a Bíblia precisamos segui-la por inteiro não somente o que convém a determinados pregadores que querem divulgar uma doutrina diferente daquela deixada pelo próprio Jesus e seguida pelos Apóstolos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

QUE DEUS ABENÇOE E ILUMINE VOCÊ!


Nenhum comentário:

Contador de visitas

Contador de visitas
Telefone Celular Nokia N96